Be Bahia

Quadrado Trancoso

Trancoso, com certeza, é um dos destinos mais apaixonantes do território baiano. Mas, existe uma parte específica do distrito que chama ainda mais atenção dos turistas e que você, com certeza, vai querer conhecer. Nós estamos falando do Quadrado de Trancoso, o centro histórico da cidade e uma antiga vila de pescadores da região.

O local tem pouco mais de 11 mil habitantes e fica no litoral sul da Bahia. Além de ser muito desejada pelos turistas, também é um dos locais que atraem muitos artistas e famosos, devido ao clima praiano e particular. O Quadrado vai te levar a uma verdadeira viagem ao passado da região, já que foram preservadas todas as suas estruturas originais.

Até mesmo as antigas moradias dos pescadores foram mantidas, no entanto, agora foram convertidas em bares, restaurantes e outras atrações que chamam a atenção de quem visita à cidade. Quer conhecer melhor esse lugar tão especial? Então não deixe de ler até o final!

Por que Quadrado Trancoso?

Uma curiosidade que muitos tem é sobre o nome “Quadrado de Trancoso”, afinal, qual a razão de um lugar tão paradisíaco ter esse nome? E a explicação é mais simples do que se imagina. O quadrado era inicialmente uma praça que, na verdade, tinha um formato retangular. O que ocorre é que quando as pessoas marcavam de se encontrar se referiam ao local como “o quadrado”. Essa também era uma forma de diferenciar o local de uma outra praça da região, que era redonda.

Por isso, ao dar informações para os turistas e ao marcar encontros, era muito comum se referir ao local como “o quadrado” e foi assim que o local ficou conhecido por todos. Ou seja, o nome é fruto da história e dos moradores da própria região, é algo que foi passado com o tempo e que em certo momento se tornou o “novo nome” do local. É claro que atualmente o quadrado não é considerado apenas a praça, mas todo o vilarejo de antigos pescadores. E, atualmente é conhecido mundialmente por ser um dos locais mais bonitos e desejados de Trancoso.

O quadrado é verdadeiramente mágico. As casas com aspecto colonial levam para uma viagem no tempo e como se não bastasse, toda a região é rodeada pela mata Atlântica, o que dá um ar ainda mais especial a localização. Para quem ama viajar e voltar com itens para decorar e se lembrar do momento especial, vale dizer que a cidade também tem várias lojinhas com opções de artesanato e peças rústicas que carregam toda a autenticidade do Quadrado de Trancoso.

O que fazer no Quadrado Trancoso

O que não vai faltar são boas opções para você que quer conhecer melhor o Quadrado Trancoso. Como nós acabamos de mencionar, o local conta com um pequeno arsenal de lojas de artesanato onde você encontra várias opções nativas da região.

Outro ponto que não pode ser deixado de lado, de forma alguma, é a Igreja de São João Batista que foi construída no século XVII e é um dos principais pontos turísticos do local. Aliás, se você quer ter uma visão ampla de toda a região, a igreja é ponto obrigatório, pois possui ainda um mirante com uma vista exuberante! E para as noivinhas de plantão, aqui vai uma notícia: é possível realizar cerimônias no local. Entretanto, é importante agendar a data com antecedência, pois o local é muito procurado. Vale salientar que é possível se casar em outros locais da cidade e até mesmo na praia.

É claro que você não pode sair do Quadrado sem antes experimentar a culinária local, por isso, é imprescindível que você conheça alguns restaurantes da região. Se você quer provar os mais clássicos da culinária baiana, não pode deixar de conhecer O Cacau, restaurante fundado em 1999 e fica bem próximo à igreja de São João Sebastião. No entanto, é preciso ligar para reservar, pois, é comum que esses locais mais badalados fiquem lotados!

Outro clássico da culinária da região é o Silvana&Cia que é conhecido por servir as melhores moquecas da região! Então, você não pode deixar de viver essa experiência.

E se você curte itens de luxo, acredite, também existem excelentes opções de loja no Quadrado para você! A Barthelemy Beach House, por exemplo, tem em suas prateleiras peças de alfaiataria clássica, com modelagens super modernas! A Concierge Fashion Store é outra ótima opção para quem está em busca de peças sofisticadas. Um diferencial da loja é que eles também comercializam joias da marca Ara Vartanian e ainda peças para casa da Missoni. Viu só? Com certeza, opções de locais para conhecer no Quadrado é o que não faltam!

Culinária Quadrado Trancoso

Nós já mencionamos dois dos grandes clássicos da culinária baiana no Quadrado, mas acreditem, existem outras opções tão boas quanto e nós vamos falar melhor sobre cada uma delas, tem opção para todos os gostos.

Para começar o dia bem, uma boa dica é o Santo Café, um restaurante com pães fresquinhos, várias opções de tortas e bolos. E como o próprio nome diz, um excelente café para começar o dia com todas as energias renovadas para curtir o Quadrado e região!

Se você vai curtir o dia na praia e não sabe aonde ir quando bater aquela fominha, a Barraca do Jonas tem excelentes opções de comidas típicas da praia e da região, inclusive com frutos-do-mar fresquinhos.

No almoço ou jantar, não tem como, um dos clássicos inegáveis é o Silvana&Cia! As moquecas são o grande destaque do restaurante, mas o local também oferece opções vegetarianas. Além da comida deliciosa, você pode comer ao ar livre, embaixo das árvores em uma das melhores localizações do Quadrado. Com certeza, uma experiência imperdível!

Se você quer beber alguns drinks e encerrar a noite com chave de ouro, não pode deixar de conferir o Cantinho Doce, que além de oferecer um cardápio sofisticado para o jantar, conta também com diversas opções de drinks e cachaças artesanais.

Outra opção excelente opção para o jantar é o restaurante Capim Santo que tem uma vibe mais intimista e pratos que seguem a linha da típica cozinha brasileira. Aliás, se você gosta de capim-limão vale a pena conferir o cardápio, pois vários pratos levam a erva que dá nome ao local. Entretanto, se você quer garantir sua ida ao local, é importante reservar com antecedência, pois esse é um dos queridinhos da região.

Compras Quadrado Trancoso

Pensou que aquelas lojas que mencionamos era tudo? Acredite, o Quadrado é mais requintado do que você imagina! Se você procura artigos de luxo e únicos para a decoração da sua casa, não pode deixar de dar uma passadinha pelo Zé da Cerâmica, o local tem peças de barro esculpidas à mão e que são únicas!

Agora se você busca por peças únicas para vestir, vai gostar de saber que uma das principais marcas de handmade do Brasil também tem loja no Quadrado. Estamos falando da Martha Medeiros que tem em suas araras looks pensados especificamente para o público que frequenta a região.

Agora, se você busca por peças de marcas mais conscientes com relação ao meio ambiente, talvez goste de saber que a Osklen é uma das lojas que está presente há mais tempo no Quadrado. Além disso, nessa loja em especial, eles tem uma camiseta que leva o nome do local e que é sempre reeditada. Ou seja, uma ótima opção para quem quer levar uma lembrança da cidade consigo.

Ainda nessa pegada mais esportiva e consciente, não podemos deixar de citar a Track e Field, loja que não só comercializa produtos na região, como também é conhecida por patrocinar ações ligadas ao mundo do esporte no local.

E para fechar com chave de ouro e uma ótima opção para quem busca peças únicas e alta qualidade, o Quadrado também conta com uma unidade da marca Lenny Niemeyer que tem sempre lindas peças para o alto verão e que tem tudo a ver com a região.

A Arezzo é outra marca presente no Quadrado e que atrai a atenção dos turistas! A loja não tem apenas roupas, mas conta também com bolsas, brincos, anéis e inúmeros outros itens que tem tudo a ver com clima praiano.

Comodidades Quadrado Trancoso

Comodidade é o que não falta no Quadrado Trancoso! A começar pela possibilidade de ir até bem próximo da cidade de avião, já que há um aeroporto bem próximo da cidade no Aeroporto de Porto Seguro. São apenas 47 km de balsa e 77 km de estrada.

Outra comodidade que os turistas vão encontrar é a sala VIP do aeroporto com direito a buffet, bebidas (alcoólicas e não alcoólicas), TV, ar condicionado e claro wi-fi. Para você se despedir das férias da melhor forma possível.

Além disso, outra comodidade para quem está chegando à Trancoso é a possibilidade de alugar um carro, o que irá facilitar sua locomoção até a cidade e na própria cidade. Como a cidade é rodeada por praias e locais paradisíacos, o carro auxilia muito no deslocamento até esses locais.

E é claro, a cidade em si, oferece outras inúmeras comodidades para os turistas. Há pousadas com café da manhã já incluso na diária e algumas também são pet friendly. Essas são apenas algumas das vantagens, mas vale pesquisar bem antes de viajar para saber como ter a máxima comodidade na cidade!

E existem algumas outras comodidades que você pode contratar por conta própria aqui na Bebahia. Você consegue contratar serviço de spa, passeios a cavalo, quadriciclo e até mesmo serviços de transfer e motorista.

Se você está pensando em se casar em Trancoso, nós também podemos te ajudar com o cardápio, pois temos inúmeros serviços que vão te ajudar a construir uma cerimônia memorável. Te ajudamos a encontrar chefs renomados que vão dar um sabor especial ao cardápio do casamento e podemos auxiliar inclusive com a festa, pois nós conhecemos os melhores músicos e DJs da região!

Deixamos o melhor para o final, as melhores estadias em Trancoso, você encontra aqui na Bebahia. Clique aqui e confira as acomodações que temos disponíveis para você curtir suas férias da melhor forma possível! Trancoso é uma excelente opção para quem ama a praia e está em busca de sossego e descanso. Com certeza, esse paraíso brasileiro vai te ajudar a recarregar a bateria. Já comece a pesquisar para onde ir e reserve suas passagens!

Compartilhe este conteúdo: