Be Bahia

Casamento na Praia, como organizar, onde fazer, guia completo.

Muitos noivos sonham com o casamento na praia, mas tem dúvidas sobre como organizar e garantir que tudo saia como planejado. Afinal, é uma proposta totalmente diferente da tradicional e isso deixa todos com muitas dúvidas. Por onde começar? O que deve ser visto primeiro? Os custos são maiores? Calma, nós vamos responder sobre isso a seguir.

Pegue uma caneta e papel, para anotar todas as informações que iremos passar! Se você quer se casar na praia, confira nosso guia completo com dicas que vão desde o cardápio da festa, o local ideal e até os trajes mais adequados. Sim, são muitos detalhes e nós não vamos deixar passar nenhum.

Confira agora mesmo o guia completo para se casar na praia!

Onde fazer casamento na praia?

O Brasil tem praias lindas, isso é fato, por isso não faltam boas opções para realizar a sua cerimônia. Alguns casais que querem reduzir os custos da cerimônia optam por escolher a praia mais próxima e essa é uma ótima alternativa. Algumas das melhores praias do país para se casar estão em:

  • Fernando de Noronha (PE);
  • Trancoso (BA);
  • São Miguel dos Milagres (AL).

A Bahia é um dos locais favoritos dos noivos, mais especificamente Trancoso, que tem um clima rústico e charmoso. O clima do local encanta não só o casal, mas todos os convidados. As praias do local costumam ter paisagens paradisíacas e muitos elementos naturais que criam uma decoração natural e única. Algumas das praias mais requisitadas para casamentos na região são:

Além do local perfeito para realizar o casamento dos sonhos, os noivos e seus convidados podem se hospedar em casas dentro de condomínios únicos! Algumas que você pode gostar de conferir mais detalhes são:

  • Pedro Grande;
  • Terra Vista Golf;
  • Altos de Itapororoca;
  • Txai.

Além de oferecerem uma ótima opção para estadia, algumas dessas localizações também oferecem a possibilidade de realizar as celebrações no próprio local, com pacotes de acordo com a quantidade de convidados. Vale a pena conferir mais detalhes sobre cada uma delas.

Como você pode ver, boas opções para se casar em Trancoso são o que não faltam. Basta analisar cada uma das possibilidades e entender qual faz mais sentido para o casal e o tipo de cerimônia que se deseja realizar.

Qual roupa usar em um casamento na Praia?

Uma das poucas certezas dos casamentos realizados na praia é o calor. Por isso, o mais indicado é vestir roupas leves e frescas, para evitar qualquer desconforto durante a cerimônia. As roupas com aquela vibe mais praiana são bem-vindas e talvez seja interessante investir em peças com estampas discretas.

Outro ponto relacionado às roupas são as cores, que devem ser claras, preferencialmente. As cores fortes podem destoar de toda a proposta do casamento na praia, que normalmente é mais clean. No entanto, apesar disso, é importante ter atenção ao branco. Mesmo que a noiva não se importe, é melhor evitar a cor, para não gerar nenhum desconforto.

Para os homens, até mesmo as bermudas estão liberadas, pois é uma peça que casa muito bem com o ambiente em questão. Para acompanhar, as camisas podem ser uma boa opção! Além de ser fresco, dá ao look um ar mais arrumado.

As mulheres podem e devem investir em vestidos de tecido leve e cores claras. Outro ponto é que o vestido não precisa ser necessariamente longo, a praia tem esse clima mais informal e isso também se aplica as roupas dos convidados. Por isso, também estão liberados os vestidos mais curtos.

O único ponto de atenção é realmente quanto a cor das roupas e seu material. Afinal, por ser um casamento na praia, é muito provável que esteja calor. Por isso, as peças de roupa pesadas podem não só causar desconforto, como podem levar os convidados a passarem mal, devido ao calor excessivo.

O que servir em um casamento na praia?

O casamento na praia requer algumas mudanças com relação à alimentação, já que é um ambiente totalmente diferente dos casamentos mais comuns. E por ser na praia, nem sempre há toda a estrutura necessária para servir as comidas. Por isso, pode ser interessante pensar em um buffet finger food, em que são servidas comidas em pequenas porções que podem ser consumidas em pé, sem nenhuma dificuldade.

Além disso, outro ponto de atenção é com relação aos pratos do cardápio, quanto mais leve melhor. Afinal, para realizar uma cerimônia bonita é interessante que tudo converse entre si e o cardápio está incluso nisso. Outra excelente alternativa é investir em pratos com frutos do mar, já que isso tem tudo a ver com a temática praiana.

No entanto, outro ponto de atenção para os noivos é analisar se os convidados possuem algum tipo de alergia, principalmente se pretendem investir em pratos com frutos do mar. Por precaução, é importante contar com certa variedade de pratos para que o cardápio atenda a todos os convidados. Dessa forma, mesmo que alguém sofra com alguma alergia, terá algo que possa comer.

No entanto, caso o local em que você vai se casar tenha a estrutura para montar as mesas e tudo mais, é possível também contratar um buffet à Francesa. Nesse caso, os convidados serão servidos com pratos que se dividem em entrada, prato principal e sobremesa. Quanto aos pratos que serão servidos, siga na proposta de refeições leves, que combinam muito com esse clima praiano.

E claro, é possível inserir um pouco da identidade dos noivos até mesmo no cardápio. Existe algum prato pelo qual o casal é apaixonado? Talvez seja interessante inseri-lo no cardápio, para deixar a cerimônia ainda mais com a cara dos noivos.

Quais tipos de calçados usar em casamento na praia?

Essa com certeza é uma das maiores dúvidas de quem pretende se casar na praia, afinal, normalmente a maioria fica descalço na areia e isso não precisa ser descartado nas cerimônias. Se for da vontade dos noivos, ficar com o pé na areia, a ideia é super válida!

Mas, caso prefiram entrar calçados, existem algumas opções para homens e mulheres utilizarem. Os homens e o próprio noivo podem optar por um sapatênis, um mocassim e até mesmo sandálias, que tem tudo a ver com a praia.

Já as mulheres e a noiva, podem optar por rasteirinhas, sapatilhas e até mesmo sandálias Anabela de salto baixo. Outro ponto de atenção é com relação à cor dos sapatos, aqui vale a mesma regra das roupas, por isso opte por cores claras. Assim, você garante que seu look não fique destoando do restante da festa.

E se o tipo de cerimônia permitir, não tem problema algum ficar descalço após a cerimônia e até mesmo durante a celebração. Tudo depende da proposta do casamento. Se até mesmo os noivos estiverem com os pés na areia, por que os convidados não poderiam fazer o mesmo?

Casamento na praia Trancoso

Como já mencionamos, Trancoso é um dos locais favoritos para quem sonha em se casar na praia e boas razões para isso não faltam. A começar pelo fato de que a cidade é de fácil acesso, fica a poucos quilômetros do aeroporto, por isso, é bem rápido e prático para chegar lá.

Outro ponto positivo para a cidade é o fato de que não faltam boas opções para se hospedar. A cidade é muito desejada por turistas, por isso, já tem toda estrutura necessária para recebê-los bem.

Ah, e como os casamentos são bem recorrentes nas praias de lá, vários locais possuem excelentes estruturas para a realização das cerimônias. Você pode até se casar no mesmo local que a Gabriela Pugliesi e o Erasmo Viana se casaram, em 2020. Ou então, você pode escolher o mesmo local em que o ator Daniel Rocha se casou, em 2019.

Opções, como você já percebeu, é o que não vai faltar! Mas, voltando aos pontos fortes de Trancoso, não podemos deixar de mencionar a paisagem. Caso vocês queiram economizar com a decoração, basta escolher com cuidado o local da cerimônia, já que a própria natureza embeleza o ambiente. A cidade tem praias paradisíacas que vão tornar a cerimônia ainda mais especial e bonita, naturalmente.

Trancoso também é perfeito para os casais que querem comemorar por mais de um dia! Algumas pousadas permitem a locação de vários quartos para o casal e seus convidados aproveitarem os dias antes e depois da cerimônia. Muitos casais gostam dessa ideia de aproveitar o momento com tudo o que se tem direito ao lado da família e Trancoso possibilita isso!

Outro ponto muito positivo para os casais que querem aproveitar mais a cidade é o fato de que há muitas atividades para serem realizadas. É possível organizar tours pelas praias e restaurantes da região, com certeza todos os convidados irão adorar a ideia!

Qual melhor horário para celebrar casamento na praia?

Uma dúvida muito recorrente é sobre o melhor horário para a realização da cerimônia e, na verdade, isso depende não apenas do local, mas também do que os noivos e como eles sonham com o casamento. Alguns pensam em se casar pela manhã, para aproveitar o dia e os convidados por mais tempo. No entanto, outros, querem uma cerimônia mais curta e por isso, ela se enquadra nem no fim do dia.

É possível realizar a cerimônia pouco antes do horário do almoço, por exemplo. Assim é possível garantir a ótima iluminação natural para as fotos. Além disso, isso já facilitaria a escolha do cardápio que deveria ser adequado ao almoço.

Outro ponto positivo é que realizando a cerimônia nesse horário, restaria mais tempo para aproveitar a tarde com os convidados e família. Se for da vontade do casal, a festa pode ir até o anoitecer!

Agora, se no dia do casamento uma das suas grandes preocupações são as fotografias, então não há dúvidas de que o horário da cerimônia deve ser na golden hour, ou seja, durante o pôr do sol. Nesse horário, a luz dourada deixa as fotos com uma iluminação até um pouco mágica. Então se você quer realizar a cerimônia nesse horário, esteja atento ao horário do pôr do sol e ao tempo de duração do casamento, para garantir que a luz seja realmente aproveitada.

Existe um site onde você pode checar o horário do nascer e do pôr do sol de qualquer dia do ano. Clique aqui e confira o horário na data do seu casamento, para já começar a se planejar!

Quem pode celebrar o casamento?

Outra dúvida sobre o casamento na praia é sobre o celebrante. No entanto, não há muitas complicações com relação a isso, tudo depende de como o casal deseja que seja realizada a cerimônia. É possível, por exemplo, contratar um celebrante profissional, que pode ou não ser vinculado à religião do casal. No entanto, o celebrante não precisa ser profissional, pode ser alguém próximo e especial para o casal. Isso traz um ar ainda mais intimista para a cerimônia.

Agora, se o casal é católico e quer realizar os ritos religiosos, precisamos alertar para o fato de que os padres são proibidos de celebrar casamentos fora da igreja. Mas, isso não precisa ser um problema. O casal pode convidar o padre para dar sua benção simbólica, que não é a mesma do sacramento do matrimônio, realizada na igreja. No entanto, em Trancoso há algumas capelas onde os noivos podem oficializar a união.

O juiz de paz normalmente oficializa a união no cartório, no entanto, é possível fazer isso na celebração em si. No entanto, é cobrada uma taxa para o deslocamento do juiz até a cerimônia. Nesses casos, é interessante ter também um celebrante, pois será ele que irá criar a celebração personalizada para o casal. A fala do juiz de paz, normalmente é mais simples e “oficial”.

Ou seja, independente do tipo de celebração que vocês desejam realizar, é possível adaptá-la para o tão sonhado casamento na praia.

Pronto, agora você tem todas as informações de que precisa para colocar a mão na massa e tirar seu sonho do papel. Esse é o dia mais especial da vida de qualquer casal, por isso, deve ser pensado com carinho e amor a cada detalhe. E nós da Bebahia sabemos disso e queremos te ajudar a tornar esse dia ainda mais especial.

Como a Bebahia pode te auxiliar?

Se você sonha em realizar seu casamento em Trancoso, nós da Bebahia podemos te ajudar para garantir que sua cerimônia seja a mais perfeita possível! Temos opções para que você garanta a alegria dos seus convidados ou até mesmo para que realize uma surpresa especial para o seu amado.

Aqui na Bebahia você consegue contratar serviço de spa, passeios a cavalo e também de quadriciclo. Outro ponto importante para quem vai realizar a cerimônia na praia e não mora por aqui é com relação ao transporte e nós também pensamos nisso. Oferecemos também os serviços de transfer e motorista, assim seus convidados podem ficar despreocupados com os assuntos relacionados ao deslocamento.

Pensa que é só isso? Nós realmente queremos garantir que seu sonho seja realizado com tudo que você tem direito. Por isso, também oferecemos alguns serviços que vão garantir que a sua cerimônia seja perfeita, até mesmo nos pequenos detalhes! Você pode contratar conosco concierges, que irão recepcionar e direcionar os convidados da melhor forma possível.

Nós também podemos te ajudar com o cardápio, temos chefs renomados que vão dar um sabor especial a sua cerimônia. E por fim, mas não menos importante, a festa! Você pensou em contratar músicos? Nós podemos de ajudar. Ou vocês são mais agitados e preferem um DJ? É só falar com a gente, estamos à disposição para te ajudar a realizar esse sonho com tudo o que você tem direito. Sabemos o quão especial é esse dia e vamos fazer o possível para garantir a perfeição de cada detalhe!

Nós deixamos o melhor para o final, as melhores estadias em Trancoso, você encontra aqui na Bebahia. Clique aqui e confira as acomodações que temos disponíveis para você e seus convidados!

Compartilhe este conteúdo: