Be Bahia

Praia do Espelho

A Praia do Espelho é uma das praias mais lindas do Brasil, localizada a apenas 30 minutos de carro de Trancoso, na Bahia. Possui restaurantes charmosos à beira da praia com drinks, frutos do mar, aperitivos e comidas típicas do litoral baiano. Mas o visual não é apenas deslumbrante durante o dia. Nas noites de lua cheia, a beleza é igualmente espetacular.

A Praia do Espelho é pouco movimentada e proporciona caminhadas tranquilas na areia, ideal para curtir com a família ou para uma viagem romântica. Continue a leitura para descobrir mais detalhes sobre esse paraíso.

Saiba mais sobre a localização, como chegar, onde comer e descubra porque essa praia é considerada uma das mais lindas do Brasil.

Onde fica a Praia do Espelho?

Localizada no litoral sul da Bahia, a Praia do Espelho faz parte da cidade de Porto Seguro. Sua localização exata é entre a conhecida praia de Trancoso e Caraíva. Outro nome que a Praia do Espelho recebe é Curuípe e o local é descrito como um vilarejo beira-mar tranquilo, receptivo e paradisíaco.

O acesso à Praia do Espelho é tranquilo e o jeito mais fácil de chegar é partindo de Trancoso, de carro. Se você estiver em Porto Seguro, há também a opção de pegar a balsa até chegar em Arraial D’Ajuda e então seguir pela estrada velha (percurso de terra), até chegar em Trancoso.

Ainda de carro, outra opção é pegar a BA-001 até o trevo para Caraíva/Praia do Espelho. Este trajeto apresenta aproximadamente 42 km. Chegando à praia, é preciso pagar estacionamento para garantir a segurança do veículo.

Para quem não está de carro, há também a opção de negociar um táxi em Arraial D’Ajuda ou em Trancoso. Na própria balsa há diversos taxistas acostumados a oferecer essa corrida. Para grupos mais numerosos, também há a possibilidade de fechar com uma van. Atenção aos serviços legalizados e identificados na região da balsa.

Diversas agências em Porto Seguro oferecem pacotes de passeios. É possível fechar o serviço de translado até o local, reservar um tour completo durante o dia todo ou também, há como chegar ao destino a partir de uma viagem de barco.

Para quem deseja um passeio com economia e não se importa em caminhar, também há a opção de pegar um ônibus. Em Porto Seguro, pegue o ônibus para Trancoso e continue até Caraíva. Desça chegando na entrada do Condomínio e Pousada Outeiro das Brisas, que está localizado a 3,4km da Praia do Espelho. Será uma bela caminhada, incluindo trechos com subida para voltar. Vá com calçados apropriados.

Onde comer na Praia do Espelho?

No vilarejo da Praia do Espelho há diversas pousadas e todas elas possuem restaurante. Em algumas, é preciso reservar mesa e horário, de acordo com a quantidade de pessoas. É recomendável fechar o almoço assim que chegar ao destino para garantir.

Fora as pousadas, há as seguintes opções de restaurantes por lá:

Calá & Divino

Bem localizado na Praia do Espelho, esse é um dos restaurantes mais procurados no destino. É conhecido pela moqueca e pelo talento da Dona Neide. Localizado no canto direito, logo será possível avistar o restaurante sem grandes dificuldades.

Há diversas opções de moquecas, além de bobó e polvo, pratos muito recomendados pelos visitantes. Se desejar, faça sua reserva pelo telefone antes de chegar: (73) 99981-9500.

Bistrô do Oswaldo

Já no condomínio Outeiro das Brisas, o Bistrô do Oswaldo é uma opção elegante para quem está hospedado. É localizado bem em frente à Pousada Outeiro e oferece pratos elegantes durante o almoço e jantar, além de serviço de bar. O estabelecimento também funciona como empório de bebidas, ingredientes nobres e carnes finas (durante a temporada). Ideal para quem deseja uma experiência completa no sul da Bahia.

O restaurante abre durante o ano todo e conta com um cardápio requintado. As recomendações para a entrada são: bruschetta ou burrata. Para o prato principal: o nobre corte de angus, bife de ancho ou um peixe com purê de banana. Ainda há a opção de pedir um estrogonofe ou, para quem prefere uma massa, talharim aos frutos do mar.

As sobremesas também não deixam nada a desejar. Destaque para a torta de tapioca brulée com licuri, a geleia de mangaba e o tradicional sorvete de cajá.

Saiba mais detalhes pelo telefone (73) 99931-2131.

Pizza da Leide

A Pizza da Leide é uma pizzaria tradicional, localizada no Outeiro das Brisas, perfeita para matar a fome após um dia daqueles na praia. Durante o dia, o local funciona como um mercadinho completo. A pizzaria só atende durante a noite. Para mais informações, ligue: (73) 99957-7788.

Por que a Praia do Espelho é considerada uma das mais bonitas do Brasil?

O primeiro detalhe para que a Praia do Espelho receba o título de uma das mais bonitas do Brasil é o seu difícil acesso. Menos visitada do que o vilarejo de Trancoso, a paisagem revela uma natureza bastante preservada, águas azuis limpíssimas para o banho, além de ser um destino bastante isolado e exclusivo. Não espere encontrar muitas pessoas disputando um pedaço na faixa de areia.

O nome da praia nos dá outra pista sobre a sua beleza. Se chama Praia do Espelho justamente porque, quando a maré está baixa, ela reflete a luz do sol em suas águas. A extensão da faixa de areia é enorme, o que proporciona aos viajantes uma bela caminhada, trazendo a possibilidade de encontrar lugares ainda mais escondidos na praia.

Na maré baixa, a praia ainda é conhecida pela formação de piscinas naturais, para um banho de água salgada tranquilo e que deixa a alma mais leve. Mas no geral o mar é bastante tranquilo e com poucas ondas.

Em 2009, a praia foi eleita como a terceira mais bela do Brasil, pelo Guia Quatro Rodas, especialmente pela sua preservação ambiental. A recomendação para aproveitar ainda mais as belezas é ir na maré baixa, justamente para aproveitar as piscinas naturais e também observar o sol e os coqueiros refletidos na água. Em resumo, a Praia do Espelho possui tudo que uma praia precisa para ser considerada uma das mais lindas do Brasil.

Uma dica interessante para aproveitar ainda mais as belezas naturais é levar seu snorkel. Assim você pode nadar e ver os peixinhos e outros animais marinhos nas águas cristalinas da praia.

Onde se hospedar na praia do espelho?

Para conhecer as lindas belezas naturais da Praia do Espelho é possível fazer um bate-volta. Mas para os viajantes que desejam aproveitar ainda mais o clima tranquilo e paradisíaco, é possível se hospedar para passar uma ou duas noites no local.

Aqui é importante diferenciar as opções, já que a referência “Praia do Espelho” é associada a dois endereços diferentes: o vilarejo de Curuípe e o condomínio Outeiro das Brisas. Na primeira opção você encontrará hospedagens mais simples, sem muros e pousadas sem piscina ou grandes diferenciais. A experiência é como morar na praia, ideal para os turistas que desejam descansar e ficar longe de tumultos.

Já no condomínio Outeiro das Brisas, os viajantes têm a opção de alugar uma casa de temporada. Na alta temporada, essa opção inclui vida social noturna mais agitada, restaurantes requintados e em algumas hospedagens, o direito de usar a piscina do clube do Outeiro das Brisas.

Veja opção de hospedagem:

Fazenda Maravilha

Uma Fazenda cheia de coqueiros, com atividade agrícola, situada numa falésia sobre a praia e com uma enorme frente mar, tudo isto faz um cenário que corresponde a um dos sonhos que está na cabeça de todos nós.

A Fazenda Espelho da Maravilha, localizada em plena Praia do Espelho, aquela de quem se diz ser uma das praias mais lindas do Brasil e do mundo e que fica a apenas 15 km de Trancoso, torna completamente real este nosso imaginário e está ao nosso dispor para locação de férias, em família, ocupando uma das casas, ou em grupo, alugando todas as casas existentes na Fazenda.

Numa área imensa, onde predomina o ambiente de fazenda baiana, nós podemos desfrutar, ao mesmo tempo, da riqueza natural de um ambiente rural, de uma magnífica praia deserta, do conforto de várias casas de fazenda e da permanente vista mar.

Podemos, ainda, vivenciar as atividades agrícolas à volta da produção de coco e do plantio de vegetais numa esmerada horta, ou passear a cavalo pelas veredas da fazenda, jogar bola com os amigos num campinho de futebol, brincar com os filhos num parquinho infantil, praticar ginástica ou meditação ou Yoga numa área especial voltada para o mar ou, ainda, pegar nos caiaques e ir apanhar no rosto a brisa do mar.

A casa principal e mais outras quatro casas, todas de estilo rústico baiano, oferecem ambientes diversificados e em todas elas prima a nobreza dos materiais, a simplicidade das linhas arquitetônicas, o bom gosto da decoração e os elementos de conforto. Todas elas, casas de um só pavimento, se harmonizam com o ambiente de fazenda-praia, oferecendo quartos confortáveis, salas amplas e generosamente abertas para o exterior e varandas prazerosas. Passar uns dias nesta fazenda é uma oportunidade de vida, um conjunto de emoções inesquecíveis.

O que fazer na praia do espelho?

Ao norte, no canto esquerdo da praia, ela mantém seu nome original: Curuípe. Aqui está a região mais fotografada pelos turistas, o local é considerado a verdadeira Praia do Espelho. Já ao sul, no canto direito, está a região com um aspecto de agreste e na maré alta, há mais ondas nessa região, para quem aprecia o mar mais agitado.

Veja mais detalhes sobre as principais atrações:

Praia de Curuípe

Localizada no canto esquerdo da praia principal, é o trecho mais apreciado na praia principal. Falésia amarela, amplo trecho de sombra de coqueiros e amendoeiras, além de mar calmo e piscinas naturais te aguardam nesta praia. No trecho há barzinhos e aluguéis de esteiras e cadeiras.

Praia do Espelho (canto direito)

Com bares e restaurantes mais baratos, essa região também possui estacionamentos mais acessíveis. É um local mais sossegado, especialmente após atravessar o riozinho. Atenção, em dias de maré alta é mais difícil fazer a travessia, mas não impossível.

É nesta região que está localizado o Calá & Divino. Há vários coqueiros que promovem sombra na praia. O verdadeiro significado de sombra e água fresca.

Praia dos Amores (Setiquara)

Praia selvagem, sem vendedores ambulantes e também mais deserta. É possível chegar pela Praia do Espelho, pela esquerda ou também pelo Outeiro das Brisas, do outro lado.

Praia do Outeiro

A Praia do Outeiro faz parte do loteamento Outeiro das Brisas, ao norte da falésia. Nesta região há casas, bangalôs e o Clube do Outeiro, com piscinas. Para os hóspedes, há a opção de fazer o uso. Para quem não está no Outeiro das Brisas, o acesso é caminhando pela areia ou com lancha.

Gostou de conhecer esse destino incrível? Conheça nossas opções de imóveis disponíveis para locação.

Compartilhe este conteúdo: