Localizado há menos de 30km de Porto Seguro, Trancoso é um povoado no Sul da Bahia que possui a simplicidade e a graça como características marcantes. Além disso, os cenários paradisíacos fazem com que este local seja inesquecível.

Assim, se você está pensando em incluir este destino nas suas viagens futuras, confira este guia!

Quando ir para Trancoso

Devido à sua localização privilegiada, Trancoso é um local que garante sol durante o ano inteiro. Assim, mesmo durante as estações mais chuvosas, o calor este sempre presente, de modo que é possível visitar as praias da região.

Veja a seguir algumas ocasiões que podem ser aproveitadas ao máximo em Trancoso!

Aniversários

Devido às várias opções de restaurantes em Trancoso, o destino pode ser interessante para quem deseja comemorar o seu aniversário em grande estilo, algo feito por muitas celebridades.

Nesse sentido, é possível citar a cantora Vanessa da Mata, que ainda em 2022 celebrou mais um ano de vida no Restaurante Alecrim Dourado. Além da cantora, a influenciadora digital Tati Pilão também escolheu este destino para a sua festa de aniversário.

Além dos restaurantes, também é possível organizar este tipo de comemoração em uma das várias residências de locação de Trancoso. Existem condomínios fechados na cidade que alugam os seus espaços e oferecem uma série de comodidades para os seus clientes, que não precisam se preocupar com nada além da diversão no seu novo ciclo de vida.

Casamentos

Um dos motivos para que Trancoso tenha se tornado um destino muito visado para casamentos é a energia do local. Com uma atmosfera especial, o povoado abriga cenários incríveis e possui redes completas de fornecedores, o que é um atrativo a mais.

Desse modo, toda a infraestrutura e demais serviços podem ser feitos sem muitas dores de cabeça. Como o acesso a Trancoso é bastante fácil e opções de hospedagem não faltam para os convidados, basta que os noivos escolham o que mais atende aos seus desejos.

Além disso, os casamentos em Trancoso podem ser celebrados na praia, visto que existem inúmeras opções, ou então em locais mais tradicionais, como a charmosa Igrejinha do Quadrado. Porém, quem opta pela praia precisa ter atenção ao planejamento do evento. Para saber mais clique aqui e veja o nosso guia completo sobre Casamento na Praia.

Férias

Quem deseja aproveitar as férias em Trancoso, especialmente entre dezembro e fevereiro, precisa estar preparado para encarar a alta temporada. Isso significa que o local estará bastante cheio devido à quantidade de turistas.

Desse modo, para quem quer visitar a região com tranquilidade, o mais indicado é agendar as suas férias para outros meses. Como o sol é uma presença regular, escolher um momento adequado não será um problema.

Em geral, o mês de março é marcado por chuvas, o que pode impedir alguns passeios nas praias. Além disso, o calor se torna mais ameno nos meses de setembro e outubro, mas nada que estrague a visita à cidade ou prejudique as opções de lazer oferecidas pelo povoado. Estamos falando de uma cidade situada no Paralelo 17 Sul o mesmo da Polinésia Francesa, mais conhecido como o Paralelo da Felicidade.

Réveillon

Quando se fala sobre festas refinadas e badaladas, se fala sobre o Réveillon de Trancoso. Devido ao aspecto autêntico do povoado, ele se tornou um local bastante procurado por celebridades, em especial devido às festas organizadas pela Haute.

Em geral, estas comemorações têm início no dia 27. A noite seguinte, 28 de dezembro, é marcada pela tradicional We Love Trancoso, que conta com atrativos como open bar. Entretanto, os ingressos são limitados e é preciso garanti-los com antecedência.

Seguindo para o dia 29 de dezembro, acontece a Saravá, uma festa que se volta para a música brasileira e atrai muita atenção. Então, o Pré-Réveillon, no dia 30 de dezembro, é marcado por DJs e vários ritmos.

Por fim, vale mencionar que a praia de Taípe costuma ser o principal ponto para a celebração do dia 31. Anualmente, cerca de 3 mil pessoas comemoram a virada do ano neste local, que recebe shows de artistas nacionais e internacionais.

Carnaval

O Carnaval em Trancoso oferece aos visitantes a possibilidade de se conectar verdadeiramente com a essência do povoado. O clima é bastante descontraído e existem várias opções de programas, tanto para quem deseja aproveitar o feriado mais tranquilamente, quanto para quem está interessado na folia.

Logo, existem espaços dedicados a shows que mantém uma programação especial, as tradicionais sunset parties. Além disso, como Trancoso está em uma posição privilegiada geograficamente, isso possibilita que os turistas aproveitam também as opções de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Caraiva.

Para aqueles que desejam um Carnaval mais tranquilo, o centro histórico da cidade tem várias opções de restaurantes e bares que funcionam como ponto de encontro. Além disso, a vista do Mirante do Quadrado no final da tarde é um grande atrativo.

Lugares de Trancoso

Entre as suas praias paradisíacas e um centro histórico bucólico e charmoso, Trancoso oferece várias opções de lugares para visitar. Logo, entre piscinas naturais, igrejas tradicionais e regiões badaladas, é possível encontrar um pouco de tudo neste paraíso.

Veja mais detalhes a seguir e descubra alguns dos locais mais interessantes do vilarejo.

Praia do Espelho

A Praia do Espelho se tornou conhecida devido às suas piscinas naturais. Também conhecida pelo nome de Curuípe, ela possui belas falésias em tons de rosa, ocre e bege, sendo um verdadeiro paraíso para aqueles que apreciam o mar.

Cercada de coqueiros na sua faixa de areia, a paisagem é bucólica e charmosa. Por se tratar de uma praia que faz divisa com várias outras de Trancoso, é difícil determinar onde começa e termina a Praia do Espelho, mas isso, sem dúvidas, torna o seu visual ainda mais único.

Uma dica importante para quem está interessado nas piscinas naturais é visitar o local durante a maré baixa. Em dias de maré alta, apesar da beleza, não será possível encontrar as piscinas. Além disso, para conseguir ver o mar como espelho, é necessário esperar pelas condições ideais de vento e maré.

Quadrado de Trancoso

O Quadrado de Trancoso é um local que faz com que qualquer pessoa se apaixone pelo povoado. Cercado por uma área verde, ele oferece uma bela vista para o mar e conta com as tradicionais casinhas coloridas da cidade, o que acrescenta um charme especial à paisagem.

Além disso, a Igreja de São João Batista está localizada na ponta do Quadrado e pode ser considerada o principal cartão postal de Trancoso, o que a torna uma parada obrigatória para os visitantes.

Este é um local para visitar sem pressa e apreciar todos os detalhes da paisagem. Além disso, ele é cercado por ótimos restaurantes, que oferecem um ambiente acolhedor, pratos muito diversificados e que captam perfeitamente o clima geral do povoado.

Praia dos Nativos

A Praia dos Nativos é a mais movimentada de Trancoso. Isso acontece devido à sua mistura entre o refinamento e o popular. Desse modo, os quiosques coexistem lado a lado com as pousadas mais elegantes e as festas mais exclusivas.

Algo que destaca esta praia das demais é o oferecimento de hospedagens próximas à faixa de areia, algo incomum no povoado. Além disso, existem várias opções excelentes de restaurantes com vista para o mar.

Entretanto, por se tratar de um local com bastante movimento, quem deseja mais descanso e menos agitação precisa dar preferência para o lado esquerdo da Praia dos Nativos, uma área tranquila para caminhadas e, por vezes, totalmente deserta.

Por fim, vale citar que outro atrativo da área é o encontro entre o rio e o mar, que gera uma piscina de água doce muito bonita.

Praia dos Coqueiros

A Praia dos Coqueiros é uma das mais conhecidas e populares entre os visitantes de Trancoso.

Um dos diferenciais do local é que na mesma faixa de areia é possível que os turistas tenham acesso a diversos quiosques distintos, que contam com opções variadas de bebidas e comidas para que possam aproveitar o sossego do local, visto que é uma praia calma que costuma ser mais vazia que outras.

Além disso, o local possui fácil acesso. Com uma caminhada de 10 minutos a partir do Quadrado é possível chegar até a praia e aproveitar a paisagem e a natureza ao redor. O acesso também pode ser feito através de veículos, sejam eles motorizados ou não.

Para aqueles que procuram um local mais agitado e com música, o recomendado é ficar pela área dos primeiros quiosques, que são os mais badalados. Mas para os que não gostam de praia cheia e agito, o indicado é que fiquem nos quiosques mais à frente.

O que fazer em Trancoso?

As opções do que fazer em Trancoso são muitas. O local permite desde o turismo para os amantes da natureza, que desejam ficar mais em contato com as praias; como também oferece uma diversidade de bares, restaurantes, festivais e outras opções de entretenimento.

Para aproveitar ao máximo a cidade, o recomendado é que os turistas fiquem pelo menos de 4 a 5 dias no local.

Restaurantes

As opções de restaurantes de Trancoso são muito vastas. Assim, os turistas podem aproveitar para conhecer pratos que fazem parte da cultura da região e experimentar o que o tempero baiano tem para oferecer.

Para começar a conhecer os restaurantes que mais se destacam na cidade e estão estabelecidos há muitos anos, os visitantes podem visitar três dos mais clássicos: Capim Santo, Cacau e El Gordo.

O menu dos três restaurantes é bastante completo, elaborado considerando detalhes e pratos da região. Mas, ao mesmo tempo, mistura a culinária baiana com a internacional para trazer características únicas.

Para aproveitar mais a área do Quadrado, os turistas podem experimentar ainda os incríveis pratos oferecidos nos restaurantes Silvana e Companhia ou Rabanete, que oferecem mesas debaixo das árvores, um peço acessível e um ambiente muito agradável.

Por fim, para um lanche rápido, é interessante conhecer a Tapioca da Elma, um clássico da região, e fica localizada na pracinha da feira de artesanato, um local muito fácil de chegar e com ambiente tranquilo.

Bares

A noite de Trancoso também conta com muitas ofertas para os que querem passar por todas as experiências que local tem a oferecer. No momento em que a vila acende suas luzes, o clima fica ainda mais especial, charmoso e convidativo.

Uma das regiões da cidade que mais se destacam é o Quadrado, onde ficam diversos bares e locais badalados da noite de Trancoso.

Nas altas temporadas da cidade inclusive é possível se divertir com baladas secretas, que são as mais disputadas. Mas em outros momentos do ano, Trancoso também conta com uma oferta de bares incríveis.

Assim, aqueles que querem aproveitar a noite com música e DJs, devem conhecer a Fly Club, que fica próxima ao norte do Quadrado. Com um clima de festa tanto durante o dia quanto durante a noite, esta é uma ótima opção para se divertir.

Na baixa temporada, uma das melhores pedidas em Trancoso é visitar o Teatro L’Occitane, que conta sempre com grandes nomes da música. Para uma balada mais animada, o Centro Music Bar Trancoso é uma ótima escolha.

Já na alta temporada, a cidade oferece uma diversidade muito grande de festas e eventos, principalmente no ano novo e Carnaval. São vários beach clubs, festas particulares e eventos incríveis espalhados pela cidade, como UXUA Beach e Bahia Bonita Beach Club.

Festivais

Ao longo do ano também Trancoso oferece uma diversidade muito grande de festivais de música e cinema. Eles oferecem o melhor em termos de cultura e entretenimento.

Um dos mais tradicionais é o Festival da Música em Trancoso. A programação inclui uma variedade muito grande de apresentações, com solistas internacionais, orquestras e também valoriza os jovens talentos.

Vale destacar que o festival é um dos mais concorridos do Brasil e é uma iniciativa do Mozarteum Brasileiro. O seu principal objetivo é incentivar cada vez mais que os jovens brasileiros se desenvolvam no mundo da música.

Trancoso também é berço de um festival de cinema que em 2021 chegou a sua 4° edição, e em 2022 será apresentado ao público trazendo uma programação variada ao longo de 5 dias.

Para os que gostam de música eletrônica, o festival State Of Mind também desembarcou na cidade este ano, algo que pode se repetir devido ao sucesso.

O S.O.M dá espaço para uma variedade enorme de nomes da cena eletrônica e aconteceu tanto no Teatro L’Occitane e no Fly Club. A proposta é oferecer uma experiência única, de modo que os participantes possam explorar vários sentidos sob as paisagens incríveis da cidade.

Como chegar em Trancoso?

Trancoso é um dos locais mais cobiçados da Bahia. Para chegar, não há muita dificuldade e mistérios. O processo é bem simples se for planejado com antecedência.

Assim, é preciso primeiramente buscar acesso por Porto Seguro via balsa. A cidade fica a cerca de 47km da capital e por estrada chega a 77 km de distância. O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro, que é a porta de entrada para quem vem de outros estados.

Chegando ao aeroporto, é possível seguir para Trancoso de diversas formas: carro, ônibus, táxi, carros por aplicativo ou até mesmo um transfer particular. A passagem pode ser tanto por Arraial d’Ajuda, que fica a 28 km da cidade, quanto por outra região.

Passando por Arraial d’Ajuda, é necessário que seja feita uma travessia de balsa entre Porto Seguro e a cidade citada. O trajeto seguinte será de mais ou menos 22 km de estrada e será responsável pela ligação de Arraial e Trancoso.

A balsa que parte de Porto Seguro direto para Trancoso também é uma possibilidade de travessia. Em períodos de alta temporada, a fila para pegar a balsa pode ser um pouco demorada e o trajeto através da estrada pode ser uma opção mais viável.

Locação em Trancoso

Para se hospedar em Trancoso e garantir todo o conforto para viver as experiências diversas que a cidade tem para oferecer, existem diversas opões de locações a depender das necessidades do visitante.

Primeiramente, vale citar as casas completas, que ficam perto da praia e oferecem a comodidade de estar há apenas alguns passos deste local e também de bares, restaurantes e vários locais marcantes da cidade.

Além disso, é possível que os visitantes encontrem chalés, casas em contato com a natureza e outras ofertas de locação para aproveitar Trancoso. A cidade está sempre preparada para receber os visitantes com uma diversidade muito grande de opções de acomodações. Para conhecer nossas opções de imóveis para locação clique aqui.

As ofertas de locação podem variar muito de acordo com a necessidade, com casas completas que contam com vários quartos para viajar com família e amigos, como áreas de lazer com piscina, churrasqueira e cozinha equipada.

Se você procura por uma experiência em Trancoso, entre em contato com os nossos consultores e planeje a sua viagem agora. Se quiser conhecer mais sobre os nossos imóveis, navegue pelo site para conhecer as mais belas propriedades de locação Trancoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 5 =