Be Bahia

Carnaval Bahia

Durante seis dias ,o coração do mundo bate ao ritmo dos tambores no Carnaval Bahia, essa festa plural que reúne ritmos, estilos e manifestações artísticas, e, ao mesmo tempo, singular, pois é única em todo globo.

Multidões de todo o país e dos quatro cantos do mundo festejam ao som dos trios elétricos que embalam a folia no ritmo do afoxé, do samba, da percussão, entre tantos outros. Criando uma emocionante manifestação livre e espontânea do carnal, do livre e do físico.

Essa festança, celebrada desde meados do século XVI e XVII é uma das mais famosas do país, e a mais importante da região cuja economia é fortemente movimentada pelo turismo dessa época. O Carnaval Bahia é o maior do mundo.

Salvador acolhe a maior festa de carnaval de rua, espalhada por doze bairros e sete circuitos. Mas você conhece o Carnaval Trancoso? Não, então vêm com a gente!

Carnaval Trancoso

Fundada pelos jesuítas no século XVI, o vilarejo é o destino ideal àqueles que buscam toda a alegria e festejo do Carnaval Bahia, mas sem grandes aglomerações, em um ambiente mais tranquilo para levar toda a família.

Trancoso oferece belas praias, gente bonita e um clima tranquilo e descontraído, em que mal se percebe o passar das horas. Não à toa viajantes de todo o Brasil, consideram o pitoresco vilarejo, localizado no extremo sul da Bahia, parada obrigatória.

A programação de carnaval de Trancoso é mais tranquila, em comparação ao agito de Salvador. Mas isso não significa que faltará animação aos foliões. Muitas casas de shows e bares contam com atrações para o feriado, além do vilarejo, estar próximo a cidades como Porto Seguro, Caraíva e Arraial d’Ajuda.

As atividades noturnas ficam por conta do Quadrado Trancoso. O centro histórico da cidade que conserva a arquitetura e atmosfera do passado, com suas casas em estilo colonial, de cores vibrantes que abrigou outrora os pescadores do vilarejo, é hoje importantes pontos de diversão, oferecendo o que há de melhor na gastronomia brasileira, principalmente a baiana. Além de contar com bares e muita música boa ao vivo.

Claro que o agito não fica apenas no centro da cidade, na Praia dos Nativos e na Praia dos Coqueiros, o folião encontrará ótimas opções de festa no bar Fly Club Trancoso e no Uxuá Beach Bar que oferece festas animadíssimas durante a alta temporada, afora os pratos típicos da culinária baiana e suas releituras de pratos argentinos.

O Carnaval Trancoso tem tudo o que você procura para curtir o feriado com a família. Desde praias as atrações e badalações noturnas, em um ambiente tranquilo e familiar, sem perder o ritmo e alegria do Carnaval Bahia.

E para deixar sua estadia ainda mais confortável, a BE Bahia conta com uma seleção de casas para locação durante sua temporada em Trancoso. Assim, você poderá curtir tudo de melhor que o vilarejo tem para lhe oferecer, e ainda, ficar hospedado em uma casa aconchegante que traduz o seu estilo de vida. Acesse aqui o site e confira.

Locais para festejar o carnaval Bahia

Quando se trata de festas, Trancoso conta com atrações públicas e privadas para todos os gostos, e muita diversão nos dias de carnaval. O turista terá a sua disposição praias belíssimas, ótimos restaurantes e muita folia.

Entre as atrações musicais, encontradas nos diversos bares do Quadrado Trancoso, o destaque fica para as apresentações no Teatro L’Occitane que já recebeu grandes nomes da música brasileira.

E falando em festa e música, no Carnaval Bahia 2022, Trancoso foi palco de estreia para o S.O.M. Festival, que reuniu alguns dos melhores nomes da música eletrônica, em uma inesquecível jornada gastronômica de conexão com a arte local.

Além disso, Trancoso conta com a consagrada festa Miss Drag Queen, organizada por Claudia Pizzimenti, desde 2000 esse famoso e divertido concurso de drags agita as segundas-feiras de carnaval do vilarejo.

Antes e depois de todo esse agito é importante garantir uma boa refeição, afinal como diz um sábio conselho dos mais velhos: “saco vazio não para em pé”. Ainda bem que Trancoso oferece uma rica, vasta e eclética gastronomia que reúne o que há de melhor na culinária baiana local, às receitas e ingredientes internacionais de primeira qualidade. Alguns dos mais bem avaliados e recomendados restaurantes são:

  • Capim Santo;
  • Maritaca;
  • O Cacau;
  • Uxuá;
  • Silvana & cia;
  • Rabanete;
  • Floresta;
  • Tartarugas Bar e Restaurante;
  • Acarajé da Chica;
  • El Gordo;
  • Ginger.

E para relaxar, não há opção melhor em Trancoso do que curtir as belas praias de seu litoral. Seja para aqueles que curtem um ambiente praieiro mais agitado com infraestrutura, ou àqueles que preferem praias desertas, o vilarejo oferece cenários deslumbrantes de areia fina, com coqueiros, gigantescas falésias e piscinas naturais.

Confira uma lista das principais praias de Trancoso:

  • Praia dos Coqueiros;
  • Praia dos Nativos;
  • Praia do Rio da Barra;
  • Praia de Taípe;
  • Praia do Rio Verde;
  • Praia de Itapororoca;
  • Praia de Patimirim;
  • Praia de Itaquena;
  • Praia da Barra do Rio dos Frades;
  • Praia do Espelho.

Além disso, nas praias de Trancoso você encontrará trilhas, passeios de quadriciclo e mergulho. Bem como os famosos passeios de lancha entre a Praia do Espelho, Caraíva e Ponta do Corumbau.

Carnaval Bahia – Trancoso 2022

O aumento no número de casos de Covid-19 no início de 2022 levou ao cancelamento do carnaval de rua programado em diversos estados e cidades, inclusive na Bahia. Trancoso, já conhecida por ser um ponto de tranquilidade durante a festividade, manteve sua tradição.

Para o Carnaval Bahia 2022, Trancoso contou com o S.O.M Festival – State of Mind Festival, um evento multissensorial que embalou os foliões entre 25 de fevereiro e 1º de março. Em sua primeira edição, trouxe ao Brasil um modelo completamente novo de carnaval, reunindo grandes nomes da música eletrônica e uma jornada gastronômica em três dias de festa beach club, com atividades para o corpo e a mente, e três festas open bar.

line up do Carnaval Trancoso 2022 contou com o duo Bedouin, o inglês Damian Lazarus, o americano Seth Troxler, o alemão Patrice Bäumel, e Sainte Vie. Além de atividades de yoga, meditação, sound healing e spiritual healing. Entre as experiências gastronômicas estavam o famoso chef Juliano Valese, o restaurante O Cacau e a feijoada da tradicional culinária da Glória.

O evento tem como legado o desenvolvimento de tudo que usufruímos, tanto da terra quanto de tudo ao redor. E nasceu da iniciativa coletiva Projeto Auêry (significa “obrigado” na língua das tribos Pataxós), como agradecimento pela grandiosidade e conexão com à terra e as riquezas de Trancoso. O Carnaval Bahia 2022 foi de união, inspiração, encanto, revigoramento, equilíbrio e transformação, palavras importantes em tempos como os que vivemos, principalmente, desde 2020.

Carnaval Bahia – Trancoso como ir

Trancoso está entre os destinos mais cobiçados na Bahia, principalmente nos feriados como Carnaval e Réveillon. E para que tudo aconteça conforme o desejado, o ideal é planejar sua visita com antecedência, agendando passagem aérea, locação de casa, etc.

Para quem vêm de outros estados o acesso a Trancoso se dá através do aeroporto de Porto Seguro, seguindo até o vilarejo de carro, ônibus, táxi, carros de aplicativos ou transfer público. Outra possibilidade é por meio da balsa que parte de Porto Seguro até Trancoso.

A hospedagem no vilarejo é bastante diversificada. Você terá a sua disposição casas completas próximas à praia e em contato com a natureza, chalés e outras ofertas de locação. Não importa qual seja sua necessidade, certamente encontrará um imóvel que a atenda.

Para maximizar sua experiência nesse carnaval, a BE Bahia oferece um time de especialistas prontos para acolher sua necessidade de hospedagem e encontrar o local ideal para sua temporada.

Além disso, temos um serviço próprio de transfer e motorista, avião particular e helicóptero, concierge, músicos, DJ, chef e barman, e atividades como quadriciclo, passeio de cavalo, SPA e aluguel de barcos. Basta conferir aqui os serviços adicionais descritos na página de cada imóvel.

Carnaval Trancoso festas particulares

Não tem coisa melhor do que aproveitar a alegria do carnaval para organizar sua festa privada e reunir os amigos e convidados. Trancoso oferece o cenário ideal para sua celebração e a BE Bahia pode te ajudar nisso; é só organizar tudo com antecedência, de no mínimo 3 meses, e conferir conosco as regras para esse tipo de evento, em casas de condomínio, por exemplo.

O primeiro ponto e sem dúvida o mais crucial na hora de pensar sobre sua festa, é a quantidade de quartos disponíveis na casa. Afinal, é comum as pessoas ingerirem álcool nessas ocasiões, portanto organizar como alocar seus convidados para passarem a noite, evita que tomem estradas dirigindo embriagados.

Pensemos agora na infraestrutura. A festa será de dia ou noite? Contará com uma pista de dança? Terá piscina e/ou ofurô? Que tal um pool party? Um local exclusivo para o bar? Todas essas questões e outras são respondidas com base na temática da festa e no tipo de experiência que deseja apresentar aos convidados.

Chegamos ao momento de escolher o som. Por que toda festa tem música! É preciso considerar que casas no meio da cidade terão como inconveniência a altura do som e o horário em que será permitida a música, sem atrapalhar os vizinhos. Casas mais afastadas acabam por ser mais indicadas quando o intuito é fazer barulho. Confira os serviços de músicos e DJ’s que a BE Bahia oferece aos seus clientes.

Por fim, é importante verificar se a casa desejada tem autorização para eventos. Nem todos os imóveis permitem esse tipo de uso, principalmente os localizados em condomínios. Mas não se preocupe, nossos agentes terão todas as informações.

Não importa se você busca uma casa em Trancoso para festejar o carnaval com seus convidados, comemorar um aniversário, celebrar seu casamento ou apenas festejar. A BE Bahia tem a casa perfeita para o seu evento com um serviço de barman, chef, arrumadeira e DJ. E ainda para maior conforto dos convidados voos, fretados e motoristas para levá-los até o local da festa.

Saiba mais sobre todos os serviços em nosso site.

Principais atrações para carnaval Trancoso

Trancoso é um dos destinos mais famosos para o Réveillon e o queridinho das celebridades. As comemorações que começam, geralmente, no dia 27 de dezembro, contam com festas badaladas e refinadas por todo o vilarejo, com destaque para as festas organizadas pela agência Haute.

Corona Sunsets, marca o início das festividades com muita música, ambiente descontraído e animado, e cerveja gelada. A noite do dia 28 de dezembro é embalada pela tradicional festa open bar We Love Trancoso, com ingressos são limitadíssimos

No dia 29, o agito fica a cargo da Saravá, uma festa maravilhosa que celebra a música brasileira e todos os encantos da nossa terra. Os sucessos nacionais balançam o público, reunindo grande número de pessoas que tem a seu dispor um open bar exclusivo, é sem dúvida, a mais querida de todas as festas de Trancoso.

O Pré-Réveillon, um dos eventos mais cobiçados pelos visitantes para passar o fim do ano, é uma festa de clima empolgante e contagiante que anima os participantes, prometendo muito agito, com música eletrônica e open bar.

Na virada do ano, a festa fica por conta da praia de Taípe. Cerca de 3 mil pessoas celebram a passagem do ano em suas areias, embaladas pelo show de bandas nacionais e internacionais. O Réveillon Taípe é a festa mais tradicional de Trancoso e proporciona uma experiência incrível e inesquecível a todos.

Ainda em ritmo de festa, o primeiro dia do ano é mais tranquilo, com comemorações pequenas espalhadas pelo vilarejo. Mas no segundo dia, Trancoso recebe o evento Ressaca, que traz shows ao vivo com grandes nomes da música nacional.

Compartilhe este conteúdo: